segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
O ano novo terá 365 dias, nós SÓ TEMOS O HOJE!
Último dia do ano! Ebaaaaa!
Que ano agitado! Que ano de trabalho e empenho por nossos objetivos! Que ano de buscas, encontros e reencontros! Obrigada Senhor!
Talvez seu ano não tenha sido assim. Talvez tenha havido mais desencontros, mais perdas, pouco esforço, sei lá! Mas deixo aqui um questionamento: o ano foi como você planejou? aliás, você planejou? ousou sonhar e tentar colocar em prática um plano para alcançar seus sonhos?
Convoco você a deixar de ser mero coadjuvante em sua própria história! É hora de protagonizar, de executar o papel principal e de ser quem você deseja ser, para buscar o que espera ter, encontrar e permanecer com quem verdadeiramente vale a pena! Respire sua vida diariamente! Reflita sobre como andam seus planos, faça ajustes! Mas não viva ao sabor do vento, pois ele saber ser amargo quando assim o quer!
... ACREDITE EM VOCÊ, e no quanto DEUS pode realizar por você e com você! Não lute sozinho, divida seu fardo com quem você divide seu coração... verá que, embora a carga seja a mesma, você se sentirá mais forte!
Não deixe para amanhã o bem que pode ser feito hoje! Não adie o mal que passou por sua cabeça, mas descarte-o antes que se instale em seu coração!
Use e abuse de cada novo dia que Deus lhe der!... 2013 terá 365 dias pra você escrever seu rumo como quiser!
... Mas, lembre-se: O ano novo terá 365 dias, nós SÓ TEMOS O HOJE!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Confissão: alívio da alma!
Alguém aqui já confessou:
- um crime?- um delito?
- uma infração?
- um mau sentimento dirigido a outrem?
- um pecado?
- um amor?
Bem, seja o que for, confessar algo é extremamente difícil - para as pessoas normais - não é mesmo?
Vou contar algo que presenciei ontem:
Ao chegar na igreja para me confessar, falei rapidamente com um rapaz que lá estava. Ele me pareceu ansioso e não muito confortável (exatamente como me sinto nesse momento pré-confissão).
Em seguida, fui para outra fila e, como era no fim da igreja, ficava alternando entre meu exame de consciência, e a observação do que estava ao meu redor. É muito legal observar a mudança entre o semblante das pessoas ao se aproximarem do padre, para a confissão, e ao deixarem o confessionário...
Quando vi aquele rapaz saindo, percebi que enxugava lágrimas e que parecia extremamente aliviado por ali estar, por ter feito o que fez: se confessar!
Então, me lembrei do motivo pra Jesus ter deixado o Sacramento da Confissão: aliviar nosso fardo! Isso mesmo! Ele nos ensina a entregar nossos pecados nas mãos de "homens como nós" - os sacerdotes, para que, ao examinar nossa consciência e constatarmos que agimos mal, tenhamos a oportunidade de nos arrepender. Ao entregar o "lixo" do nosso passado nas mãos Dele, representado pelo padre, podemos tomar posse de uma vida nova, reconciliados com Deus, firmes no propósito de sermos melhores do que fomos até então.
Pra ser sincera, pra mim a confissão é algo muito difícil. Tem o orgulho, que dificulta reconhecer que errei, acompanhado do rancor que muitas vezes trago, e do propósito de mudança, já que de nada adianta se confessar se não é pretendido que se leve uma vida mais justa. Além disso, o padre é alguém como eu... muito difícil reconhecer, perante ele, que sou "pior" em alguns momentos!
Mas, definitivamente, a confissão "emagrece minha alma como dieta nenhuma é capaz de fazer com meu corpo" rsrs... É verdade! O alívio pós confissão é muito grande! A alegria de saber que a gente ainda pode recomeçar é inenarrável! A certeza de que estamos no caminho certo é ímpar! Mais de que um dever cumprido, a confissão é o ápice da alegria de um coração arrependido!
p.s.: pra quem quiser um "resumão" da riqueza da Missa e da Confissão, recomendo o filme "El gran milagre" - http://www.youtube.com/watch?v=sQr4ghNfF6E
Marcadores:
alívio,
confissão,
perdão,
reconciliação,
sacramento
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Santa Teresinha, Rogai por nós!
De momento a momento
"Tenho apenas o sofrimento do momento. Se pensamos no passado ou no
futuro, perdemos a coragem e nos desesperamos... De minuto a minuto,
pode-se suportar muito!"
Um olhar lançado para o céu: a oração
"Para mim a oração é um impulso do coração, é um simples olhar que se
lança para o céu; é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da
provação, como no meio da alegria; enfim, é algo de grande, de
sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus"
Parece muito fácil, de longe, guiar as almas... mas de perto...
"De longe, parece muito róseo fazer algum bem às almas, levá-las a amar
a Deus, moldá-las, enfim, de acordo com os nossos pontos de vista e
ideias pessoais. De perto é bem ao contrário. O róseo desvanece...
Percebe-se que fazer algum bem, sem a ajuda de Deus, é coisa quase
impossível quanto fazer o sol brilhar em plena noite... Sente-se que é
preciso, absolutamente, esquecer os próprios gostos, nossas concepções
pessoais, e guiar as almas pelo caminho que Jesus lhes traçou, sem
fazê-las andar pelo nosso próprio caminho."
(Trechos de
pensamentos e manuscritos de santa Teresinha Do Menino Jesus e da
Sagrada Face (Teresinha de Lisieux), "pequena grande doutora da Igreja",
que nos ensinou a "infância espiritual" e testemunhou vocação para o
amor)
Parece muito fácil, de longe, guiar as almas... mas de perto...
"De longe, parece muito róseo fazer algum bem às almas, levá-las a amar a Deus, moldá-las, enfim, de acordo com os nossos pontos de vista e ideias pessoais. De perto é bem ao contrário. O róseo desvanece... Percebe-se que fazer algum bem, sem a ajuda de Deus, é coisa quase impossível quanto fazer o sol brilhar em plena noite... Sente-se que é preciso, absolutamente, esquecer os próprios gostos, nossas concepções pessoais, e guiar as almas pelo caminho que Jesus lhes traçou, sem fazê-las andar pelo nosso próprio caminho."
(Trechos de pensamentos e manuscritos de santa Teresinha Do Menino Jesus e da Sagrada Face (Teresinha de Lisieux), "pequena grande doutora da Igreja", que nos ensinou a "infância espiritual" e testemunhou vocação para o amor)
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Vencendo o Gigante!
Já falei disso, mas tenho que
tornar a falar: "quando sou fraco, então é que sou forte!" ... como Deus
é bom! E me fez viver essa verdade nesses últimos dias....
As vezes somos ou nos sentimos imensamente pequenos diante das dificuldades... mas se crermos que Deus nos auxilia, e então fizermos nossa parte, perceberemos que os obstáculos se podem transpor e, mais que isso, que a vitória está adiante! ...
Davi venceu o gigante, Golias, com pedrinhas! - hahaha, diriam muitos - .... mas é fato! ele acreditou, e usou o que tinha: a inteligência e as pedrinhas... acertassem só o pé do gigante, e o efeito seria ínfimo... mas foi num ponto vital, aí já era! :o)
As vezes somos ou nos sentimos imensamente pequenos diante das dificuldades... mas se crermos que Deus nos auxilia, e então fizermos nossa parte, perceberemos que os obstáculos se podem transpor e, mais que isso, que a vitória está adiante! ...
Davi venceu o gigante, Golias, com pedrinhas! - hahaha, diriam muitos - .... mas é fato! ele acreditou, e usou o que tinha: a inteligência e as pedrinhas... acertassem só o pé do gigante, e o efeito seria ínfimo... mas foi num ponto vital, aí já era! :o)
Resumindo: não é o tamanho do
problema, mas a certeza da ajuda de Deus e de que devemos seguir com o
que temos e lutar que fazem a diferença na vida!!!
domingo, 9 de setembro de 2012
Medo...
Se tenho medo de algo? .... sim!
Tenho medo de que as coisas nunca mudem. Há muita coisa boa a ser aperfeiçoada, e muitas ruins a serem transformadas... dá trabalho, mas é esse desejo de mudança que me move!...
(Sem Nexo)
Tenho medo de que as coisas nunca mudem. Há muita coisa boa a ser aperfeiçoada, e muitas ruins a serem transformadas... dá trabalho, mas é esse desejo de mudança que me move!...
(Sem Nexo)
terça-feira, 7 de agosto de 2012
saudades da escravidão...
"Naqueles dias, a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo" Quem dera tivéssesmos morrido pela mão do Senhor, no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura!"... (trecho de Êx 16, 2-4.12-15)
Esse trecho se refere ao povo de Deus, que havia sido libertado da escravidão no Egito... eles estavam passando por certa dificuldade, enquanto peregrinavam no deserto e, embora estivessem livres, estavam tristes e sentindo "saudade do tempo de escravidão"... isso mesmo, saudade de serem oprimidos, porque ao menos nessa opressão tinham pão e carne!
Como isso soa atual aos meus ouvidos! O povo se deixa levar por opressores apenas em troca de umas migalhas de pão... deixam de sonhar, de lutar por uma vida melhor, porque se contentam com a escravidão da miséria! Se saciam com uma simpels "vida de gado", sendo levados para onde seus opressores os querem... dão seu voto por um pouco de pão, seus sonhos por migalhas à mesa!
Entendo que quem tem fome precisa comer! Mas entendo mais ainda que isso não deve vir de favor, mas da obrigação de quem nos governa! E que não deve ser migalha, mas sim vir em forma de condições dignas de trabalho, para que cada um possa alcançar seu pão, alçar vôos maiores e ser livre para sonhar e realizar!
Pior ainda, não é só a escravidão do pão que prende! Mas a da carência, do medo de se livrar de um cônjuge/parceiro agressor, de um chefe mesquinho, de amigos interesseiros....
Reflita! A escravidão talvez sacie uma parte das necessidades do corpo, mas só a liberdade sacia e plenifica a alma! ... Dá trabalho, mas definitivamente "Ser livre para sonhar e realizar" é a maior dádiva que Deus nos deu!
Esse trecho se refere ao povo de Deus, que havia sido libertado da escravidão no Egito... eles estavam passando por certa dificuldade, enquanto peregrinavam no deserto e, embora estivessem livres, estavam tristes e sentindo "saudade do tempo de escravidão"... isso mesmo, saudade de serem oprimidos, porque ao menos nessa opressão tinham pão e carne!
Como isso soa atual aos meus ouvidos! O povo se deixa levar por opressores apenas em troca de umas migalhas de pão... deixam de sonhar, de lutar por uma vida melhor, porque se contentam com a escravidão da miséria! Se saciam com uma simpels "vida de gado", sendo levados para onde seus opressores os querem... dão seu voto por um pouco de pão, seus sonhos por migalhas à mesa!
Entendo que quem tem fome precisa comer! Mas entendo mais ainda que isso não deve vir de favor, mas da obrigação de quem nos governa! E que não deve ser migalha, mas sim vir em forma de condições dignas de trabalho, para que cada um possa alcançar seu pão, alçar vôos maiores e ser livre para sonhar e realizar!
Pior ainda, não é só a escravidão do pão que prende! Mas a da carência, do medo de se livrar de um cônjuge/parceiro agressor, de um chefe mesquinho, de amigos interesseiros....
Reflita! A escravidão talvez sacie uma parte das necessidades do corpo, mas só a liberdade sacia e plenifica a alma! ... Dá trabalho, mas definitivamente "Ser livre para sonhar e realizar" é a maior dádiva que Deus nos deu!
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Tu me conheces bem
Hoje partilho uma canção que me fez recordar de que não estou só nas minhas lutas, nos meus desafios!
É de Deus que me vêm as conquistas, a força pra insistir na luta mesmo quando perco algumas batalhas, a graça de me manter caminhando mesmo com o passo cansado... tenho a graça de ter o Mori seguindo comigo, o que é um grande alívio! Mas o que mais temo é que muita coisa depende só de mim!... e é aí onde Deus entra: quando sou fraca, então é que sou forte... pois se manifesta a graça de Deus!
... tu me conheces bem, Senhor! Contigo vou além!...
... música by Ziza Fernandes
Tu me conheces bem
Sabes do meu coração
Meus segredos, meu amar
E vês a minha luta pra viver melhor
Conheces a intenção
Que me faz recomeçar
E não desistir de acreditar
Compreendes meu olhar
O que falta por andar
E sentes todo esforço que existe em mim
Sabes, não é fácil não
Às vezes perco a sua mão
Na escuridão do meu pensar pequeno
Tu me conheces bem
Contigo vou além
Tu és a esperança que me faz voar
Tu me conheces bem
Sabes quem devo ser
Eu sei, mesmo pequena
Tu me esperas
Aprecias meu cantar
Mais ainda o meu calar
E sabes da angústia que carrego em mim
Tocas em meu passo lento
Tua voz é meu alento
E diz o que eu preciso pra não desistir
Meus segredos, meu amar
E vês a minha luta pra viver melhor
Conheces a intenção
Que me faz recomeçar
E não desistir de acreditar
Compreendes meu olhar
O que falta por andar
E sentes todo esforço que existe em mim
Sabes, não é fácil não
Às vezes perco a sua mão
Na escuridão do meu pensar pequeno
Tu me conheces bem
Contigo vou além
Tu és a esperança que me faz voar
Tu me conheces bem
Sabes quem devo ser
Eu sei, mesmo pequena
Tu me esperas
Aprecias meu cantar
Mais ainda o meu calar
E sabes da angústia que carrego em mim
Tocas em meu passo lento
Tua voz é meu alento
E diz o que eu preciso pra não desistir
terça-feira, 12 de junho de 2012
Bodas de Couro
Bodas
de Couro! Dia de agradecer a Deus pelo homem que colocou em minha vida,
que é de uma imperfeição tão perfeita que não consigo mais me imaginar
sem ele! :o)
Sempre acreditei que é possível ser feliz do modo em
que nos encontramos, desde que estejamos levando adiante nossa real
vocação: casado, solteiro, religioso, filho de Deus! E sim, era feliz
enquanto solteira, mas só até conhecer meu FROG,
pois depois disso, nunca mais meu coração teve sossego! :o) Era sempre
uma ansiedade em vê-lo, vontade do cheiro, do gosto, do beijo! Ou seja,
quem nunca quis casar, não via a hora de poder dizer: enfim casados! :o)
... que felicidade ter você ao meu lado, meu Amor, meu amigo, meu
terapeuta do trabalho, balde das minhas lágrimas, elevador dos meus
sucessos, colega de estudos, meu porto seguro do sudeste :o), meu
chocolate preferido na TPM :o), minha construção nunca acabada, ainda
assim predileta: meu Esposo, Marido, Mori, MEUUUU!
Feliz 3 anos de
casado pra gente! Que Deus continue a me dar a graça de tê-lo em meus
dias e poder sempre ser sinal de felicidade em sua vida! ;o)
AMO você!
terça-feira, 29 de maio de 2012
Legalização das Drogas
O maior crime das drogas é destruir as famílias, que perdem filhos, pais, mães, amados! na terrível luta contra o vício... acho que é por isso mesmo que ela está sendo liberada, pois o que ela mais ataca são as coisas que nossa sociedade tem desvalorizado cada vez mais: a família, a VIDA! ... numa sociedade onde só se olha para a satisfação do "eu" a qualquer preço, não há espaço para a manutenção do "nós"...
- aaaah, Sem Nexo, vc é uma desatualizada, velha, bitolada, nerd, cafona, sei lá o quê! Faz jus ao seu nick...
- Mas a questão é a seguinte: se com a proibição já é tão fácil esse mal chegar às nossas casas, que dirá com essa legalização?
- aaaah, Sem Nexo! não é bem assim... parece que não vai ser crime se for encontrado apenas o suficiente para 5 dias....
- Então tá... QUANTO é suficiente para 5 dias? (depende de para quantos o fulano vai vender!)
É mais gente tendo o "direito" de se matar, e/ou de levar a morte para os outros!
... ME ENGANA, que eu gosto!!!
- aaaah, Sem Nexo, vc é uma desatualizada, velha, bitolada, nerd, cafona, sei lá o quê! Faz jus ao seu nick...
- Mas a questão é a seguinte: se com a proibição já é tão fácil esse mal chegar às nossas casas, que dirá com essa legalização?
- aaaah, Sem Nexo! não é bem assim... parece que não vai ser crime se for encontrado apenas o suficiente para 5 dias....
- Então tá... QUANTO é suficiente para 5 dias? (depende de para quantos o fulano vai vender!)
É mais gente tendo o "direito" de se matar, e/ou de levar a morte para os outros!
... ME ENGANA, que eu gosto!!!
domingo, 27 de maio de 2012
Vinde, Espírito Santo!
Jesus disse que estaria conosco todos os dias... e para completar a união do céu conosco, enviou o Espírito Santo que, por ser a própria Trindade, traz consigo também a presença do Pai e do Filho... e nos brinda com seus dons e seus frutos...
"O Espírito Santo é gerador de Unidade! Sem ele, falamos muitas línguas, mas não nos entendemos, sem ele a vida é uma constante Babel. Sua presença, entretanto, traz entendimento e unidade entre as diferentes línguas. Por sua ação, Cristo pôde ser anunciado na língua de cada povo, e todas elas reunidas na linguagem do amor de Deus". (leia mais em Dom Orani, CNBB)
Deixo aqui a sequência de Pentecostes, que tanto amo... sinto uma força vinda dessa oração! E, em especial, a última frase me traz um misto de alegria, paz e esperança inenarráveis!
"Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz,
Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!
No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem,
Ao sujo, lavai. Ao seco, regai. Curai o doente!
Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei!
Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós!
Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.
Dai a vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons!
Dai, em prêmio ao forte, uma santa morte, alegria eterna. Amém "
Assinar:
Postagens (Atom)