domingo, 5 de dezembro de 2010

Sentimentos ou ações?

"Deus não nos julgará por nossos sentimentos, mas por nossas ações!" (homilia de hoje, Pe. Alexandre)

Isso é reconfortante! Nos dá força para seguir! Para lutar por fazer o melhor, não importa o que nos seja apresentado... e a entender e aceitar nossas limitações e que, não ser capaz de gostar de algo ou alguém que nos desagrada, não necessariamente nos torna maus cristãos, maus irmãos!

Exemplifico: cada um é livre pra ser como quiser... uma ação de outra pessoa pode nos fazer alegres, nos fazer rir, mas também pode nos ferir, nos magoar. Não podemos agir e mudar "o como" o outro age, nem mesmo o que sentimos com relação às suas ações, como por exemplo a "trairagem". Mas podemos sim determinar como reagiremos, ou seja, ainda com mágoa, podemos não revidar. Ainda que nos acusem, podemos nos aquietar, mesmo que nos desmoralizem, podemos continuar sendo "morais"...

Eu andava inquieta, incomodada pelos sentimentos em relação aos outros que me prejudicaram. Não consegui dissipar esses sentimentos, mas com a graça de Deus consegui começar a ser eu mesma, independente do que os outros me fazem, ou seja, resolvi ser boa ou má porque sou quem sou, e não ser má porque o outro é mal; e por aí vai...

Mas ainda estava incomodada em relação aos sentimentos... e hoje ouvi essas palavras que muito me alegraram! E não porque pensei "agora sim, sou perfeita! :o), mas porque percebi que não devo me culpar por não ter só bons sentimentos, mas sim me empenhar ainda mais em traduzir tudo em boas ações... e que, embora não acerte sempre, ainda posso continuar tentando! e, com certeza, com o auxilio de Nossa Senhora, continuar conseguindo superar minhas misérias!

Nenhum comentário: